Lei da Cadeirinha: multa aumenta 50% a partir de amanhã

Lei da Cadeirinha: multa aumenta 50% a partir de amanhã

A partir de amanhã, o Código Nacional de Trânsito terá novos valores de multas para diversas infrações, incluindo o uso incorreto da cadeirinha obrigatória para crianças. O aumento será superior a 50%. Isso mesmo, quem não usar, ou usar incorretamente a cadeirinha, sofrerá infração gravíssima acarretando 7 pontos na carteira e terá que pagar R$ 293,47 – antes o valor era de R$ 191,54.

Pois é, papais, a multa é cara, mas devemos dizer que necessária. Todo mundo sabe que o Brasil é o campeão de acidentes de trânsito e quem acaba sofrendo as piores consequência são as crianças. Os dados mais recentes, de 2014, revelam que cerca de 1600 crianças faleceram naquele ano em acidentes de trânsito.

Vamos relembrar as regras pra ninguém levar multa?

Até 1 ano

Bebês de até 1 ano de idade (ou 13kg, dependendo da recomendação do fabricante) devem ser acomodados na cadeirinha no banco traseiro, sempre voltados para o vidro de trás, de costas pro banco dos pais.

Lembre-se disso na hora de sair da maternidade. Nada de carregar o recém-nascido no colo ao sair da maternidade. Inclua a cadeirinha na lista de enxoval e leve o bebê para casa em segurança.

cadeirinha2De 1 a 4 anos (9kg a 18 kg)

Agora a cadeirinha precisa ficar virada para a frente do veículo. Como a maior parte dos fabricantes produz as cadeirinhas para até 16kg, uma dica é comprar apenas a cadeira reversível ao invés do bebê conforto.

De 4 a 7 anos e meio (18 a 36 kg)

Nessa idade será necessário utilizar um assento de elevação, também chamado de booster, no banco traseiro, junto com o cinto de segurança de 3 pontos.

De 7 anos e meio a 10 anos

A criança continua no banco de trás, mas agora pode utilizar apenas o cinto de segurança de 3 pontos. Mas se mesmo com essa idade, o seu filho ainda não estiver com mais de 1,45m de altura, vale insistir para que ele utilize a cadeirinha por mais algum tempo.

Instalação

Geralmente as cadeirinhas não são muito fáceis de serem instaladas, por isso:

  • Leia sempre o manual do produto e do carro
  • Certifique-se de que o cinto não deixe a cadeirinha se mover por mais de 2cm.
  • Procure ajustar a cadeirinha com um trabalho de dupla. Fica bem mais fácil.

Share this post

Deixe uma resposta