Conheça as 3 fases da amamentação

Conheça as 3 fases da amamentação

É emoção atrás de emoção. Após o parto e de finalmente conhecer o rostinho do seu príncipe ou princesa, chega a hora da primeira mamada, apenas algumas horas após o nascimento.

Você passará muitos momentos do dia alimentando o seu bebê e, por isso, é importante conhecer as peculiaridades desse gesto tão natural e ao mesmo tempo desafiador. A amamentação além de suprir todas as necessidades nutricionais da criança e prover anticorpos para sua imunidade, também é importante para as mães. O ato de amamentar é capaz de ajudar o corpo a se recuperar mais rápido, a prevenir alguns tipos de câncer e tornar o vínculo com o bebê ainda mais forte.

Até os seis meses de idade, é indicado que o bebê se alimente exclusivamente de leite materno e depois disso, mesmo com a introdução alimentar, continue com a amamentação prolongada.

amamentacao_2Então vamos conhecer mais sobre a amamentação?

1ª fase da amamentação: o colostro

Líquido mais amarelado, rico em proteínas para o bebê. Será ele a saciar o bebê logo após o parto, até o terceiro dia do nascimento.

Lembre-se mamãe: o colostro pode vazar antes mesmo do nascimento do bebê e é normal. Para se sentir mais confortável, é possível usar absorventes de seio. É mais comum ainda que esse vazamento ocorra durante relações sexuais, ok?

2ª fase da amamentação: transição

Do terceiro ao 25º dia a partir do nascimento, há a fase de transição do leite, até que assuma características do leite maduro.

3ª fase da amamentação: leite maduro

25 dias após o parto, o leite adquire características maduras e estará pronto para acompanhar de forma nutritiva o crescimento gradual do bebê.

 

Mais uma curiosidade: a própria mamada também se divide em três etapas. Nos primeiros minutos, o leite é mais aguado, mas mais importante para o sistema imunológico do bebê. Logo após, o leite vem mais rico em proteínas e minerais como cálcio e fósforo. E ao final, o é mais espesso e rico em gorduras. Por isso, é importante deixar o bebê sugar até esvaziar a mama.

Share this post

Deixe uma resposta